3 motivos para começar (ou continuar) a praticar Pilates
O Pilates é uma modalidade que vai além da prática de exercícios físicos. Criada por Joseph Pilates no início do século XX, como uma forma de reabilitação, é uma abordagem que integra o corpo e a mente, trazendo inúmeros benefícios relacionados à saúde física e mental. Esse fato é possível devido ao desenvolvimento e a harmonização dos princípios que norteiam o método. São eles: respiração, centralização, concentração, controle, fluidez e precisão.
Quer saber mais sobre o Pilates e entender os benefícios que o torna uma das modalidades mais procuradas e indicadas por diversos profissionais da área da saúde? Acompanhe e explore este conteúdo que preparamos para você!
Quais os Benefícios do Pilates?
Os benefícios vão desde a melhoria da flexibilidade e aumento da força muscular até a redução do estresse e melhora da postura. “Regularmente praticado, promove a consciência corporal, auxilia na estabilização das articulações, melhora o equilíbrio e refina a coordenação motora”, explica Jhessica Barbosa Pontes, Coordenadora da equipe multidisciplinar da YUNA.
Para a especialista, a técnica também é altamente recomendada para a reabilitação física, sendo uma ferramenta de apoio no tratamento e prevenção de lesões recorrentes e doenças musculoesqueléticas.
3 motivos para começar ou continuar
1.Fortalecimento Muscular e Flexibilidade
O Pilates trabalha o corpo como um todo, fortalecendo a musculatura profunda e melhorando a flexibilidade muscular e mobilidade articular, de acordo com Jhessica. Isso ajuda a prevenir lesões, melhorar a postura e aumenta a amplitude dos movimentos, geralmente maior autonomia ao praticante.
2.Alívio do Estresse e Melhora do Sono
A prática do Pilates envolve concentração e respiração consciente, o que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. “Com isso, a qualidade do sono melhora e você se sente mais disposto para as atividades diárias”, diz Pontes.
3.Aumento da Consciência Corporal
O Pilates nos ajuda a entender melhor o funcionamento do nosso corpo, percebendo cada movimento e a conexão entre os diferentes segmentos. Essa consciência corporal é fundamental para uma vida mais saudável e equilibrada.
“Pilates é mover-se de forma consciente e o movimento é vida! Que tal iniciar a atividade escolhendo um local próximo de você?”, propõe a coordenadora.
Para Quem o Pilates é Recomendado?
“O Pilates é recomendado para pessoas de todas as idades, incluindo aqueles que estão se recuperando de lesões ou que possuem doenças musculoesqueléticas, idosos que desejam manter a mobilidade e a força, atletas que buscam melhorar seu desempenho e pessoas que desejam reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral”, explica Jhessica. Contudo, é uma prática excelente para mulheres grávidas, ajudando no controle da respiração e fortalecimento dos músculos, o que pode contribuir para um parto mais tranquilo e recuperação mais rápida.
Por Que Praticar Pilates Ajuda na Saúde Física e Mental?
Praticar Pilates não apenas fortalece o corpo, mas também tem impactos significativos na saúde mental. Segundo Pontes, a prática regular ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, devido à sua ênfase na respiração e concentração. A técnica de Pilates incentiva o praticante a focar no momento presente, o que é uma forma de meditação ativa. “Da mesma forma, ao melhorar a condição física geral, os praticantes muitas vezes experimentam uma melhoria na autoestima e na percepção de sua imagem corporal”, destaca.
Considerações Finais da YUNA para Você Começar a Praticar Pilates
A YUNA recomenda essa prática como uma parte integral do cuidado com a saúde e o bem-estar. Além disso, de acordo com a especialista, uma ressalva fica para a importância de considerar outros aspectos do estilo de vida que contribuem para uma saúde ótima, como uma dieta balanceada, hidratação adequada, qualidade de sono, tempo para o lazer e, principalmente, manter-se ativo. “A integração de múltiplas formas de cuidados com o corpo pode potencializar os benefícios do Pilates, oferecendo uma abordagem holística ao bem-estar”, diz
A instituição entende que cada indivíduo possui necessidades únicas, e o Pilates pode ser adaptado para atender a diversos contextos. “Para uma prática bem-sucedida e segura, é indispensável a supervisão de um profissional qualificado”, conclui Jhessica.
Sobre a YUNA
A YUNA, especializada em transição de cuidados, oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou no site https://yuna.com.br/.