BLOG DA YUNA

Fique por dentro de todas as novidades!

23 / mar / 2023

Até que nível de cuidado uma clínica de transição pode chegar?

Entenda a contribuição desse tipo de instituição para o setor de saúde e para a sociedade.

Para começar, uma clínica de transição de cuidados é o local no qual as pessoas vão para se reabilitar de uma doença, cuidados pós cirúrgicos, lesão ou acidente e, precisam de cuidados antes de voltar para casa. Segundo Dr. André Tavares, Diretor Clínico da YUNA, é um período pós-alta hospitalar, no qual o paciente recebe o acolhimento dentro de um ambiente especializado com uma equipe transdisciplinar treinada.

A instituição é projetada para fornecer segurança e proteção aos pacientes, além de ajudá-los a recuperar funcionalidades ou reduzir a complexidade do quadro. “Isso pode ocorrer após um AVE – Acidente Vascular Encefálico, por exemplo, pode apoiar na adaptação após a perda de um membro, como uma perna ou um braço e, também, pode ajudar no processo de cuidados paliativos”, explica o doutor.

As clínicas de transição de cuidados têm se mostrado uma excelente ferramenta na gestão integrada da assistência clínica pós aguda. “Tal fato otimiza a gestão de leitos nos hospitais gerais. E, nesse sentido, cumpre o propósito de se alinhar a busca de pacientes e seus familiares por um plano terapêutico customizado em um espaço como a YUNA”, destaca Rodrigo Rodrigues, Diretor de relacionamento da entidade.

Quer entender um pouco mais até que nível de cuidado uma clínica de transição pode chegar? Então, fique com a YUNA no conteúdo da semana.

 

Um cuidado customizado

“Até que nível de cuidado uma clínica de transição pode chegar também depende de uma série de variáveis e, principalmente, das necessidades de cada paciente, assim como o plano terapêutico que será desenvolvido. Portanto, não existe resposta única. Cada pessoa é tratada de forma personalizada em seu processo de reabilitação ou cuidados paliativos”, destaca Dr. André.

De acordo com Rodrigo Rodrigues, uma clínica de transição pode fornecer uma ampla gama de cuidados de saúde, incluindo terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia cuidados de enfermagem, monitoramento médico constante, alimentação adequada e até atividades de lazer e reflexão.

A equipe de profissionais de saúde que trabalha na clínica é responsável por planejar e executar o plano terapêutico dentro de objetivos de recuperação e/ ou superação.

“Entretanto, o que pode tornar o processo ainda mais eficaz, certamente, é o acompanhamento one-to-one, é o atendimento humanizado, que compreende cada biografia, que respeita legados, que envolve amigos e familiares, que traz inspiração”, conta Rodrigues.

 

A transição de cuidados no ecossistema de saúde

De acordo com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o atendimento de transição torna-se cada vez mais importante para o ecossistema de saúde. “Isso acontece porque a instituição traz como foco a reabilitação do paciente. Já quando o tema é parceria, por sua vez, a atuação da entidade permite aliviar os hospitais gerais, permitindo a liberação de leitos para atender pacientes em estágios agudos”, explica o Diretor de Relacionamento da YUNA.

Dentro desse contexto, inclusive, a YUNA trabalha com os pilares do modelo assistencial:

  • Linhas de cuidado, com a reabilitação, cuidados continuados e paliativos;
  • Prática transdisciplinar, com o acompanhamento multiprofissional e visão holística do paciente;
  • Plano terapêutico, através de ações e metas clínicas personalizadas;
  • E conhecer a biografia do paciente, respeitando a sua individualidade. Com base na sua história, é possível avaliar o seu padrão de funcionamento, além de suas relações sociais e familiares.

E embora o modelo de negócio ainda seja incipiente no setor, de acordo com o Portal Hospitais Brasil, em 2021, ele também traz como destaque a redução de custos nos serviços de saúde. “Há diminuição de reinternações causadas por complicações”, fala Rodrigo.

Sobretudo, esse trabalho amplia a qualidade de vida tanto de pacientes como de familiares e amigos que os cercam. Isso acontece porque ele é responsável por beneficiar quem está em um quadro clínico estável, mas ainda precisa de assistência antes de voltar para casa; como quem precisa de amparo e acolhimento perante os cuidados paliativos.

 

Conheça a YUNA – uma clínica

A YUNA, clínica de transição e reabilitação, oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. Entre em contato.

YUNA – cada vida é única.