BLOG DA YUNA

Fique por dentro de todas as novidades!

26 / jan / 2024

Caminho da música

Conheça um projeto que leva música de um jeito diferente, de um jeito único para os pacientes da YUNA

 

No ritmo suave das notas musicais, um projeto inovador ganha vida nos corredores da YUNA ao trazer uma melodia inspiradora para os pacientes. A terapeuta ocupacional (TO), Mariana Paculdino Neves, nos conta como o “Caminho da Música” cria uma sinfonia personalizada, capaz de transformar o ambiente de reabilitação em um palco de memórias e emoções.

Imagine-se adentrando esse universo, onde cada paciente é uma partitura única, repleta de histórias e experiências. Mariana e equipe afinam seus ouvidos para captar os acordes da vida de cada indivíduo, colhendo informações sobre seus interesses e trajetórias. É nesse compasso que a música se torna um fio condutor, conectando passado e presente, resgatando lembranças e proporcionando momentos de profunda conexão. “Muitos trazem a questão da música como algo muito significativo e importante”, explica. “Às vezes, a música traz um momento da infância, outro da fase adulta com a família e, até mesmo, de um relacionamento. Um paciente inclusive me disse, um dia: ‘lembrei da minha esposa. E você não sabe o quão gostoso foi este instante aqui. Eu pude relembrar coisas que vivi com ela’”.

De leito em leito, a especialista oferece uma canção, sabendo que nem todos estão prontos para ouvir ou compartilhar esse momento musical. Mas quando a sintonia se estabelece, as melodias escolhidas pelos próprios pacientes ecoam pelos corredores.

No entanto, o Caminho da Música vai além de uma simples serenata. É um convite para que os pacientes se tornem protagonistas dessa sinfonia terapêutica. “Mesmo aqueles que não podem se comunicar verbalmente encontram na melodia uma forma de expressão, seja cantando junto, ronronando ou seguindo a cadência com o coração”, diz Mariana.

Os resultados são surpreendentes. Pacientes que antes se viam aprisionados em silêncio encontram uma voz melodiosa, ainda que timidamente. O Caminho da Música se torna uma oportunidade para comunicação, onde um simples “olá” ou “tudo bem” se transformam em acordes. A terapia ocupacional se entrelaça com a arte, proporcionando não apenas momentos de prazer, mas também estimulando o desenvolvimento cognitivo e a qualidade de vida de cada indivíduo, de acordo com a TO.

Se gostou desse conteúdo, convidamos você a mergulhar nesse universo sonoro, onde a música se torna um instrumento de transformação. Agende uma visita na YUNA (yuna.com.br) e saiba mais sobre esse e outros projetos voltados para reabilitação, cuidados paliativos e finitude.