BLOG DA YUNA

Fique por dentro de todas as novidades!

02 / fev / 2024

Câncer – Avanços na Medicina e Novas Esperanças no Tratamento

Em um mundo movido pela tecnologia, uma reflexão sobre o câncer e, não apenas sobre os desafios, mas, sobretudo, a respeito dos avanços que estão moldando uma nova narrativa na batalha contra a doença. Entre as inovações, a inteligência artificial e a genômica. Ambas surgem como aliadas poderosas, oferecendo tratamentos mais eficientes e, também, uma visão otimista e promissora para aqueles que enfrentam essa doença.

Nesse artigo, destacaremos, a evolução constante da medicina, da tecnologia, que ilumina caminhos, principalmente no que tange a descoberta precoce. 


A Inteligência Artificial e o Câncer

Inteligência Artificial (IA) e o Câncer. Afinal, o que esses assuntos têm em comum? Depois da implantação do primeiro chip cerebral da Neurolink, empresa do Elon Musk, o assunto ganha ainda mais destaque frente aos estudos assistenciais. Isso porque a IA é capaz de encurtar em 50% o tempo médio de desenvolvimento de novos medicamentos contra o câncer, segundo a revista Nature’s Journey, em matéria na Starse. Isso não apenas acelera o processo, mas também oferece novas perspectivas para iniciativas mais eficazes.


Diagnóstico Precoce e Escolha de Tratamentos

A IA tem desempenhado um papel crucial no diagnóstico precoce. Ao combinar a tecnologia com métodos tradicionais, é possível obter resultados mais assertivos, facilitando a identificação da doença em estágios iniciais.

“Prevemos uma ampla utilização de tecnologias de inteligência artificial na medicina diagnóstica, o que pode levar a resultados mais precisos e diagnósticos mais rápidos para os pacientes. Os algoritmos podem ser usados para identificar sinais precoces de câncer, avaliar a eficácia de tratamentos e monitorar a progressão da doença”, declara Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), em conteúdo no site da instituição. 


Genômica e Personalização do Tratamento:

Para começar, a genômica é a ciência que estuda a estrutura e a função do genoma humano, incluindo a identificação de mutações genéticas específicas associadas ao câncer. A inteligência artificial (IA), por sua vez, é uma tecnologia de aprendizado de máquina que pode ser usada para processar grandes quantidades de dados e identificar padrões complexos, de acordo com a Veja

Aliadas, IA e Genômica são capazes de grandes feitos, ou melhor, uma revolução no tratamento do câncer.  Essas tecnologias proporcionam informações personalizadas e precisas sobre a doença, que influenciam na escolha do cuidado mais adequado para cada paciente.

 

Terapia CAR-T

Dentre as inovações promissoras para o tratamento de câncer, a terapia CAR-T. Ela manipula células T para combater células tumorais, e a imunoterapia, também aplicável em estágios iniciais, ampliam as chances de cura. A medicina personalizada, focada em biomarcadores específicos, representa um avanço significativo.


Tratamentos Personalizados e Novas Tecnologias para o Câncer

A personalização é fundamental para o sucesso terapêutico. Com avanços tecnológicos, é possível analisar tumores em profundidade e criar tratamentos específicos para cada paciente. Além disso, as terapias-alvo e as novas medicações estão reduzindo os efeitos colaterais e aumentando a eficácia do cuidado​​.

Por essa razão, falar sobre o câncer é uma oportunidade para celebrar a vida e os avanços na medicina que estão transformando o combate a esta doença. Apesar dos desafios, os progressos em áreas como genética, imunoterapia e IA trazem novas esperanças para pacientes, seus familiares e para a sociedade.

É fundamental continuar investindo em pesquisa e inovação, garantindo que esses avanços sejam acessíveis a todos.


Conheça a YUNA

A YUNA, especializada em transição de cuidados, oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou no site  https://yuna.com.br/.