Dezembro Vermelho: conscientização sobre o HIV
Iniciado em 1998, o 1º de dezembro, o Dia Mundial da AIDS foi a primeira vez que um dia de saúde foi destacado globalmente.
Linha do tempo do dia mundial da AIDS
- 1920: uma Pandemia vem à tona – A cepa do vírus HIV-1 surgiu para circular em Kinshasa, intimamente relacionada a um vírus encontrado em chimpanzés
- 1981: reconhecimento dos EUA – Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA relatam a AIDS pela primeira vez
- 1986: centenas de brasileiro infectados – muito pouco se sabia sobre a doença e as informações não eram conclusivas na época.
- 1987: possibilidade de tratamento – O AZT (zidovudina) é o primeiro medicamento disponível para tratar o HIV.
- 2013: “uma cura funcional” – 12 das 75 pessoas tratadas em um estudo foram “funcionalmente curadas” do HIV, não experimentando o retorno do vírus mesmo após a interrupção da terapia antirretroviral.
Agora, em 2022, o número de casos está diminuindo consideravelmente e isso se deve, em grande parte, às campanhas de conscientização.
Faça a sua parte!
É preciso se prevenir: use camisinha sempre que tiver relações sexuais, não compartilhe seringas e sempre exija material descartável ao fazer tatuagens.
O Dezembro Vermelho é uma oportunidade para todos ao redor do mundo se unirem na luta contra a doença e se solidarizarem para apoiar aqueles que sofrem de HIV, bem como lembrar aqueles que perderam suas vidas para esta doença.
A YUNA abraça essa campanha de conscientização sobre o HIV, abrace-a você também!