Festa YULINA marca o início da Terapia Assistida por Animais (TAA) na instituição
Iniciativa foca em objetivos terapêuticos
Muita música boa, decoração temática, circuito de pescaria com petisco, barraca de lambeijo e uma quadrilha danada de boa guiada por eles, os mais fofos, os cães terapeutas. Assim foi a Festa YULINA, evento que marcou o início da Terapia Assistida por Animais (TAA) na YUNA, trazendo um toque de descontração e inovação para a reabilitação com os pacientes.
Quanto ao nome criativo do evento, ele é uma mistura de “festa julina” com YUNA, o que reflete o DNA da instituição de combinar tradição com modernidade em seus cuidados.
No Conteúdo YUNA de hoje, você verá como foi a festança e conhecerá mais sobre a TAA e porque a sua prática difere da Pet Terapia. Também entenderá seus objetivos e benefícios para os pacientes.
Atividades lúdicas e terapêuticas
Michelle Mantovanelli, coordenadora da equipe multiprofissional da YUNA, explicou a recepção calorosa dos pacientes à TAA e destacou as atividades: “A Festa YULINA foi um verdadeiro Arraiá terapêutico. Quer ver só:
- Treino de equilíbrio com cones: Pacientes praticaram equilíbrio e marcha com a ajuda dos cães terapeutas, guiados por fisioterapeutas.
- Circuito de pescaria: Utilizando peixinhos de feltro, os pacientes trabalharam a coordenação motora fina e destreza.
- Batata quente: Em um círculo de pacientes, a atividade de batata quente com um ossinho de EVA promoveu a socialização e interação com os animais.
- Quadrilha: Encerrando o evento, uma quadrilha contou com a participação de pacientes, familiares e cães terapeutas, promovendo integração social e afetiva, os cães.
- Barraca do lambeijo: Os pacientes se aproximaram mais dos cães, tiraram fotos, abraçando-os e afagando-os ao lado de seus familiares, criando assim memórias afetivas”.
De acordo com a especialista, a aceitação da iniciativa pelo público foi incrível. “Pacientes e familiares adoraram a presença dos pets”, conta.
Pet Terapia vs. Terapia Assistida por Animais (TAA)
Pet Terapia e Terapia Assistida por Animais (TAA): duas nomenclaturas facilmente confundidas. Por isso, vale esclarecer aqui. A Pet Terapia é mais informal, focada em contextos sociais e emocionais, sem a necessidade de um terapeuta específico, de acordo com Mantovanelli. “Exemplos dessa prática incluem visitas de animais a hospitais para proporcionar conforto e alegria”.
Por outro lado, a TAA é uma abordagem formal e estruturada, que requer a presença de um profissional de saúde, como fisioterapeutas ou psicólogos, que trabalham junto com os animais e seus condutores para alcançar objetivos terapêuticos específicos. Na YUNA, a TAA é realizada mensalmente, com sessões que incluem até dez pacientes e dois cães terapeutas. “Nossa abordagem com a TAA é bastante detalhada e focada em resultados específicos para cada paciente, combinando reabilitação física com benefícios emocionais”, explica.
Benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA)?
“Praticamente 98% dos pacientes adoram a presença dos animais, já que, muitas vezes, fizeram parte de suas vidas em algum momento”, conta a coordenadora. Na YUNA, segundo ela, o foco não está apenas na reabilitação física, mas também no bem-estar emocional das pessoas. “A presença dos cães reduz o estresse, melhora o humor e torna o ambiente mais acolhedor e motivador”.
Além disso, por meio desse tipo de terapia é possível alcançar amplitudes de movimentos e resultados motores superiores aos das terapias convencionais. “Tudo de forma lúdica e agradável”, complementa Michelle.
Quem pode participar da Terapia Assistida por Animais (TAA)?
Embora seja uma iniciativa recebida de maneira muito empática pela maioria das pessoas, nem todas podem participar. Afinal, algumas podem apresentar alergia a pelos, outras medo e, eventualmente, até traumas de situações que ocorreram no decorrer de sua trajetória.
“A equipe da YUNA faz visitas nos leitos com o objetivo de aplicar uma pesquisa prévia para entender este cenário e quem está elegível a participar da atividade”, explica a especialista.
Vale destacar que, em geral, é uma iniciativa muito bem aceita e recebida. “Até colaboradores ao final de terapia vêm tirar fotos. Gera sempre muita afetividade”.
Como funciona a Terapia Assistida por Animais (TAA) na YUNA?
Sessões mensais programadas para a terceira quarta-feira de cada mês. Esta é a programação da Terapia Assistida por Animais (TAA) na YUNA. As atividades serão adaptadas a diferentes temas e necessidades terapêuticas, mantendo o engajamento e a eficácia do tratamento.
“A implementação da TAA na YUNA representa um avanço significativo na reabilitação de pacientes, combinando inovação e humanização no cuidado. A continuidade dessa prática promete trazer ainda mais benefícios físicos e emocionais, reforçando o compromisso da instituição com o cuidado dos pacientes”, ressalta Michelle.
Sobre a YUNA
A YUNA, especializada em transição de cuidados, oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou no site https://yuna.com.br/.