BLOG DA YUNA

Fique por dentro de todas as novidades!

03 / mar / 2023

Laboratório para Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD’s): como funciona?

Quase todos, em qualquer idade, valorizam a capacidade de realizar, de forma mais independente possível, atividades da vida cotidiana.

Quando ocorrem eventos que geram limitações físicas temporárias ou permanentes, se faz necessário a simulação de um ambiente domiciliar o mais próximo possível da rotina, para adequação das Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD’s).

Para isso é que existe o laboratório para ABVD’s, com materiais e equipamentos que simulam as atividades do dia a dia, como cozinhar, lavar roupas, realizar a higiene pessoal, fazer a transferência da cadeira de rodas para a cama, sempre respeitando a história de vida e preferências do paciente.

Os profissionais responsáveis pelo laboratório orientam e supervisionam cada movimento dos  pacientes, visando identificar suas dificuldades e desenvolver estratégias para aprimorar suas habilidades e capacidades.

Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar uma visão geral do escopo das intervenções de exercícios terapêuticos utilizados na prática da terapia ocupacional. Confira!

Qual é a sua importância para o processo de reabilitação?

Primeiramente, para desenvolver programas de exercícios de reabilitação que culminem em resultados funcionais positivos e significativos para pacientes, deve-se compreender as relações entre funcionamento físico, saúde e incapacidade, e aplicar essas relações conceituais ao manejo do paciente para facilitar a prestação de cuidados eficazes de serviços de saúde.

Para Cássio Couto Moraes, Coordenador da Equipe Multiprofissional da YUNA, o laboratório de atividades da vida diária é o local utilizado na própria YUNA para atendimento e desenvolvimento de pacientes internados e que apresentam limitações funcionais.

“Nesse espaço, inclusive, é possível analisar pacientes perante suas limitações e treiná-los dentro de um ambiente mais realístico”, esclarece o especialista. “Essa função favorece não apenas o desemprenho funcional das pessoas, mas, sobretudo, apresenta as possibilidades de adaptação. Tudo com o objetivo de gerar mais independência e autonomia”.

Ou seja, um laboratório para ABVD’s oferece diversos benefícios, tais como:

 

  • Identificação de dificuldades: o laboratório permite que os profissionais identifiquem as atividades em que os pacientes têm maior dificuldade, de modo que possam desenvolver estratégias para superar e melhorar sua independência;
  • Treinamento específico: ao simular as atividades cotidianas, o laboratório possibilita que os pacientes recebam treinamento específico para cada ação, aprimorando suas habilidades;
  • Segurança: o ambiente controlado e supervisionado do laboratório garante a segurança dos pacientes durante o treinamento;
  • Melhoria da qualidade de vida: independência e autonomia nas atividades cotidianas resulta em uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

Qual a diferença entre ABVD’s e AVD’s?

As ABVD’s ou as Atividades Básicas da Vida Diária são mais complexas do que as Atividades da Vida Diária (AVD’s) necessárias para uma vida básica desassistida e contribuem muito para melhorar a qualidade de vida.

Exemplos de AVD’s incluem:

  • Tomar banho;
  • Vestir-se;
  • Usar o banheiro sem ajuda;
  • Caminhar;
  • Comer de forma independente, não incluindo cozinhar as refeições, mas simplesmente usando talheres.

Se uma pessoa deixa de realizar uma ou mais dessas atividades, sua capacidade de viver de forma independente e sem cuidados diminui consideravelmente. Esta pessoa pode precisar imediatamente de um acompanhamento assistido de longo prazo.

As ABVD’s são essenciais para viver sem ajuda?

Pense desta maneira – enquanto coisas como tomar banho, andar, ir ao banheiro, comer e descansar adequadamente são atividades “essenciais” para a sobrevivência de uma pessoa, as ABVD’s são atividades que não são necessárias para a sobrevivência, mas ajudam uma pessoa a viver.

A própria definição de Atividades Básicas da Vida Diária é que essas são as coisas que ajudam um indivíduo a florescer como pessoa na comunidade e a ser completamente auto suficiente em seus cuidados e saúde.

Uma pessoa que reluta contra as ABVD’s não significa obrigatoriamente a necessidade de uma vida assistida; em vez disso, ele ou ela pode precisar de ajuda para realizar essas tarefas de vez em quando e, primeiramente, passar por uma clínica de transição, como um auxílio no processo de reabilitação.

Viver com dependência de ABVD’s não precisa ser difícil – desde o uso de tecnologia assistiva, até considerar a reabilitação em uma clínica especializada em transição de cuidados, seja a solução mais oportuna no momento.

 

Processo de reabilitação: atividades diárias e básicas | Yuna

Quando as pessoas optam por um acompanhamento profissional no processo de reabilitação, é justamente porque não conseguem realizar suas AVDs e ABVD’s por conta própria e preferem estar confortavelmente cercadas por ajuda especializada, que pode intervir quando necessário para coisas como preparar refeições, por exemplo, e também para que possam viver com total independência e segurança.

Um acompanhamento assistido em uma clínica de transição de cuidados para o processo de reabilitação, com uma equipe multiprofissional para ajudar, avaliar quaisquer lesões que ocorram ao longo da vida diária, ajuda a manter a atenção nas condições de saúde contínuas dos pacientes.

Por isso, conheça a YUNA, onde acredita-se que cuidar da saúde é garantir que cada paciente tenha a oportunidade de viver plenamente e com qualidade de vida.

É por isso que a instituição oferece uma estrutura completa, com laboratório de atividades básicas e instrumentais da vida diária, centro de reabilitação e jardim sensorial especialmente preparados para que você possa evoluir em todas as etapas da sua recuperação com confiança e motivação.

A YUNA sabe que cada paciente é único, com suas próprias necessidades e desafios. Por isso, o atendimento é sempre humanizado e personalizado, garantindo que você receba o cuidado que merece em todas as etapas.

Juntos – a YUNA e você – vamos enfrentar qualquer desafio e garantir que você alcance o melhor resultado possível. Na YUNA, acreditamos que a saúde é a chave para uma vida plena e feliz. Conte conosco nessa jornada!