YUNA lança projeto que leva comunicação e suporte farmacêutico para transição de cuidados
Uma iniciativa que oferece assistência técnica, treinamento e informação para garantir o uso seguro e eficaz de medicamentos durante a jornada do paciente.
Um canal direto com farmacêuticos, boletins informativos mensais e treinamentos que transformam o cuidado com a saúde. Assim é a Central de Informações sobre Medicamentos (CIM) que chega na YUNA. A iniciativa conecta profissionais da saúde, pacientes e cuidadores em uma rede de suporte técnico e humano.
Com a missão de promover segurança e eficiência no uso de medicamentos, a central é um ponto de apoio essencial na transição de cuidados, pois minimiza riscos e fortalece o papel da farmácia clínica no sistema de saúde.
O que é o CIM?
CIM é a sigla para Central de Informações sobre Medicamentos. Trata-se de um serviço especializado na produção e disseminação de informações técnico-científicas sobre medicamentos, abordando desde seu uso correto até questões de administração e manipulação.
Segundo a publicação do Ministério da Saúde “Centros e serviços de informação sobre medicamentos: princípios, organização, prática e trabalho em redes para promoção do uso de medicamentos”, a CIM foi criado no Reino Unido, em 1960. No Brasil, a primeira de que se tem referência é a do Serviço de Farmácia do Hospital Onofre Lopes, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1999. Já em caráter nacional se concretizou com o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), também em 1999.
“Na CIM YUNA, profissionais da área da saúde, cuidadores e familiares encontram um canal direto de comunicação com farmacêuticos, que respondem dúvidas e oferecem suporte em tempo hábil, além de disponibilizarem materiais educativos e treinamentos”, explica Alisson Campos, Gerente de farmácia da instituição.
Benefícios
O impacto deste projeto vai além do paciente. Isso porque atinge também seus familiares, cuidadores e os colaboradores do hospital. A central promove a disseminação de informações essenciais para o uso seguro de medicamentos, prevenindo erros e melhorando a qualidade do atendimento.
Segundo Campos, a ideia também é fortalecer a área. “Vamos nutrir cada vez mais nossos especialistas com informações técnicas, garantindo assim uma transição de cuidados segura de nossa instituição para outros níveis de assistência e para o retorno ao lar”, conta.
Farmácia Clínica: uma peça-chave na transição de cuidados
Dentro da farmácia clínica, o farmacêutico desempenha um papel muito importante. Ele é responsável por revisar prescrições, realizar entrevistas de admissão e coletar históricos completos sobre medicamentos.
De acordo com o gestor de farmácia da YUNA, essas ações são fundamentais para evitar riscos: “Essa análise detalhada garante que a transição do paciente entre o hospital e a YUNA seja feita de forma eficaz.”
Eficiência e segurança no sistema de saúde
Além de promover segurança, a CIM YUNA contribui para a gestão eficiente de medicamentos e insumos. “Nosso trabalho na farmácia envolve equilibrar custo e qualidade, prestar suporte técnico à equipe multidisciplinar e atuar em farmacovigilância, o que torna esse setor indispensável em qualquer unidade de saúde,” destaca Campos.
Como funciona a CIM YUNA?
A CIM YUNA está disponível por meio de e-mail e WhatsApp, com atendimento personalizado. Dúvidas relacionadas a medicamentos são respondidas em até 72 horas, dependendo da complexidade, e materiais como boletins mensais servem como ferramentas práticas para orientar cuidadores e profissionais. O compromisso com a segurança e a qualidade do atendimento é reforçado por treinamentos oferecidos regularmente aos envolvidos no cuidado do paciente.
“Ao integrar inovação e assistência farmacêutica, a CIM YUNA se consolida como um serviço essencial para a saúde e segurança de pacientes e profissionais. O projeto reafirma a missão YUNA em oferecer um cuidado centrado e personalizado ao paciente e apoiado pelas melhores práticas e tecnologias disponíveis”, conclui o especialista.