BLOG DA YUNA

Fique por dentro de todas as novidades!

01 / dez / 2022

O envolvimento da família na reabilitação

Entenda por que o papel dos familiares é tão importante na recuperação do paciente

Os familiares desempenham um papel crucial no processo do restabelecimento de um paciente. Muitas vezes, são eles que garantem que seu ente querido tome medicamentos, faça as mudanças necessárias no estilo de vida e siga as recomendações de cuidado dos especialistas em saúde. 

Sua atuação é tão importante que, entender como o seu envolvimento pode impactar positivamente o processo de reabilitação, é o tema do conteúdo de hoje da YUNA.


O papel dos familiares na reabilitação do paciente 

Trabalhar em estreita colaboração com as famílias dos pacientes ajuda a perceber que eles também precisam de apoio.  Afinal, é preciso acolhê-los e dizer como podem ajudar nesse processo.

Ao sair do ambiente hospitalar e migrar para uma clínica de transição de cuidados, tudo muda e, por isso mesmo, o primeiro passo é a orientação.

“Ao fornecer informações e apoio, a equipe de saúde pode minimizar a ansiedade da família sobre como será cada etapa, bem como, qual é o papel dela nesse sentido”, explica Michele Tavares de Oliveira, responsável pela equipe multidisciplinar da YUNA.

Segundo a gestora, o cuidado centrado na família, ainda, reconhece a importância de integrá-la como parte do processo de tratamento, pois seu envolvimento e opiniões, muitas vezes, ajudam a estimular o paciente.


Por fim, essa atuação é composta por:

  1. Respeito e dignidade: ouvir ativamente o paciente e seus familiares. Usar também a sua biografia como parte importante do cuidado, já que ela traz a sua história de vida, suas conquistas, ou seja, o ser humano em sua essência.
  1. Compartilhamento de informações: comunicação oportuna de informações completas e imparciais aos pacientes e familiares que lhes permita desempenhar um papel ativo no cuidado.
  1. Participação: incentivo e apoio aos pacientes e familiares em um nível com o qual se sintam confortáveis.
  1. Colaboração: instituição, pacientes e familiares são convidados a atuar lado a lado com o objetivo de ver o restabelecimento do paciente.

Pacientes em recuperação têm maiores taxas de sucesso quando apoiados por familiares atenciosos e comprometidos.

Ao ser uma parte ativa no restabelecimento de um ente querido, desde o início, o familiar reconhece o trabalho envolvido e maneiras de ajudar dentro do plano terapêutico e das recomendações da clínica de transição de cuidados. Tudo para mostrar que o paciente é um ser amado e um membro valioso da família. 

 

A união entre médicos e familiares impactam na melhora acelerada do paciente 

Sempre que há o acompanhamento médico somado ao apoio familiar, pacientes que estão em tratamento mostram melhoras na recuperação de forma mais rápida.

Portanto, essa união entre equipe médica e os familiares do paciente são benéficas para todos, afinal, significa menor tempo de recuperação do mesmo.

Reconhecendo a importância dos entes queridos do paciente na experiência de cuidados, a equipe multiprofissional trabalha para garantir a saúde e bem-estar em um relacionamento mutuamente satisfatório.


Suporte multiprofissional e apoio familiar | YUNA

A recuperação de um paciente necessita muito mais do que acompanhamento médico, ela também necessita dos cuidados de seus familiares.

Por isso, a equipe multiprofissional da YUNA está qualificada para estabelecer um amplo apoio também à família, para que ela tenha acesso a todo o acompanhamento e tratamento de seu familiar.

Afinal, para a YUNA, uma clínica de transição de cuidados, cada paciente é único.

Entre em contato conosco hoje mesmo para conhecer mais sobre os nossos serviços de transição de cuidados.