Setembro Amarelo Cuidar da saúde mental dos profissionais de saúde é preciso
Por que manter a saúde mental no trabalho é tão importante para os profissionais de saúde, pacientes e familiares?
Você sabe qual é a importância do Setembro Amarelo? A campanha destaca os cuidados, a conscientização e a prevenção contra o suicídio. E, ainda, traz informações para que os aspectos psicológicos recebam sua devida atenção. E, por falar em atenção, a direcionada à saúde mental contribui e, muito, para evitar o suicídio.
Falar sobre o tema com os profissionais do setor de saúde tem se tornado cada vez mais frequente. Afinal, esses profissionais, muitas vezes, lidam com pressão, com situações de angústia e perda. Também são colocados em situações extremas, na linha de frente, como ocorreu com a pandemia. Portanto, entendê-los e ampará-los é fundamental. São vidas que cuidam de vidas.
Além da tensão da própria situação, ainda há um intenso trabalho por turnos que repercute tanto no aspecto físico quanto no psicológico. A sobrecarga, inclusive, é outro fator que coloca em risco o bem-estar dessas pessoas.
Por que a saúde mental é tão importante para quem atua no setor de saúde?
Todos os dias, os profissionais da área de saúde lidam com o sofrimento de pacientes, com situações complexas. Às vezes, elas têm soluções; outras, não. A escassez de recursos, em algumas instituições, e a pressão constante nos ambientes clínicos, tudo gira em torno de trazer o melhor resultado para a instituição, a melhor experiência ao paciente, com menos custo. Além, é claro, de amparar amigos e familiares nesse percurso.
Puxa! Uma baixa jornada. Gratificante e recompensadora, certamente, mas que exige muito. Muito em termos emocionais, de equilíbrio, de resiliência; muito em termos físicos, de esforço. Uma jornada que é encarada por um ser humano, que também está à mercê de doenças físicas e psicológicas como qualquer um e, que sim, merece cuidado. E o Setembro Amarelo vem como um lembrete sobre a importância deste cuidado.
Quais são os cuidados para manter e evitar transtornos mentais?
A dor da perda afeta a todos, inclusive, os profissionais de saúde. Mesmo lidando com esse cenário em seu dia a dia, não significa que se acostumaram a tal situação e, nem tampouco que estão imunes aos efeitos psicológicos da morte.
Portanto, trabalhar tal aspecto na saúde mental dos profissionais de saúde é fundamental, pois eles também precisam refletir sobre o tema e o seu impacto em suas vidas. Além disso, por mais amor que haja em cuidar de pessoas, o cuidar de si não pode ser deixado de lado. Afinal, é preciso encontrar uma maneira de encontrar equilíbrio entre as suas atividades e os momentos de descompressão, ou seja, de lazer, de diversão com a família e os amigos.
Outras ações que auxiliam nesse equilíbrio são:
- Praticar atividade física
A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de saúde. Até porque, ela é conhecida por reduzir a probabilidade de transtornos mentais devido à liberação de neurotransmissores que trazem sentimentos de bem-estar e calma.
A sua realização deve ocorrer de acordo com a situação clínica de cada um, assim como o tempo deve ser condizente com as demandas do trabalho. O importante aqui é que deve ser algo prazeroso.
- Tire um tempo para você
Assistir um filme, encontrar com amigos e parentes queridos, brincar com o filho… Tire um tempo para fazer algo que traga alegria, que traga uma sensação positiva.
Reserve também um tempo só para si, seja meditando, caminhando no parque ou lendo um livro. Aproveitar um tempo só para si e desfrutar deste pequeno momento é muito importante também para a sua saúde mental.
- Mantenha hábitos saudáveis
Além da prática de uma atividade física e momentos de descontração, uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar e, muito, nas atividades diárias, inclusive, o ânimo para elas.
- Procure apoio psicológico
Todo mundo enfrenta problemas no dia a dia. Isso é um fato. Encontrar forças para lidar é o diferencial. O profissional da área da saúde já ajuda tanta gente, não é mesmo? Também precisa cuidar de si e, uma boa maneira de fazer isso é com apoio psicológico.
Ainda há vergonha, receio em procurar por esse apoio, mas, aqui, nesse texto, a ideia é exatamente te estimular a procurar ajuda. E definitivamente, isso não é coisa de pessoas fracas, é coisa de pessoas fortes. E pessoas fortes reconhecem quando precisam de amparo e buscam por um tratamento adequado.
Em sessões terapêuticas, você terá a oportunidade de lidar com angústias, discutir questões que te afligem e trazer força, confiança para a sua vida e, consequentemente, das pessoas que estão em seu entorno (pacientes e colegas e trabalho; familiares e amigos).
Quem cuida precisa de cuidado sim!
A saúde mental dos profissionais de saúde é um tema que deve ser desmistificado, tratado adequadamente, sem preconceitos e compartilhado entre os colegas de profissão. As instituições de saúde, inclusive, devem adotar medidas relacionadas ao tema, de inspiração, reflexão e de diálogo.
Buscar apoio psicológico e discutir acontecimentos cotidianos tem se mostrado fundamental para lidar com a dor cotidiana e trazer força e confiança quem trabalha com cuidado. Afinal, cuidar de quem cuida é importante sim! E, muito.
A Yuna também acredita nisso e destaca que todo o cuidado começa dentro de casa, ou seja, dentro da própria instituição, com seus colaboradores. Com pessoas mais felizes e bem, de forma física e psicológica, o cuidado do paciente também se torna melhor.
Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou via e-mail