BLOG DA YUNA

Fique por dentro de todas as novidades!

24 / maio / 2023

A Jornada do Paciente na Clínica de Transição em Cuidados

A transição de cuidados é uma etapa importante na jornada de saúde do paciente. Ela envolve o processo de mudança de um ambiente de saúde para outro, ou de um nível de cuidado para outro, baseado nas necessidades do paciente. 

No cerne da questão, o ambiente oferece uma assistência personalizada, eficaz, tendo a experiência do paciente no centro de tudo. E no texto de hoje, você confere em detalhes cada etapa desse processo.


1. A visita inicial à clínica de transição

A jornada começa com uma visita à Clínica de Transição de Cuidados. Aqui, o paciente e a família são apresentados à equipe multiprofissional e ao ambiente da instituição. 

Ela é uma oportunidade para os pacientes e suas famílias entenderem como a atuação funciona e quais serviços são oferecidos. É o primeiro passo na jornada de transição do paciente.


2. Avaliação pela enfermeira de relacionamento do caso

A avaliação pela enfermeira de relacionamento é uma etapa importantíssima. Isso porque é neste momento que ocorre a análise a respeito da condição do paciente, suas necessidades de cuidado e as melhores estratégias para atendê-lo.

Também é nesse instante que acontece a empatia entre paciente e/ou familiares e a equipe de saúde, garantindo que todas as partes estejam em sintonia.


3. Desenvolvimento do plano terapêutico

Após a internação, um plano terapêutico é desenvolvido para o paciente. 

Esse plano é personalizado e inclui os tratamentos e terapias que serão realizados durante a estadia na clínica. É um roteiro para a reabilitação.

Todo esse processo de desenvolvimento garante que a reabilitação seja plena e segura, respeitando, principalmente, o tempo e as condições do paciente, assim como a sua biografia.


4. Reunião da instituição com os familiares

Uma vez que o plano terapêutico esteja estabelecido, ocorre uma reunião entre a clínica, o paciente e os familiares. 

Esta reunião é uma oportunidade para discutir o plano em detalhes, responder a quaisquer perguntas e garantir que todos entendam o que será realizado e o que se espera da transição de cuidados.

Nesta fase, a família e o paciente também entendem a importância do seu papel para o processo, já que a clínica orienta sobre os pilares de atuação, inclusive, como será o acompanhamento dele durante toda a estadia.


5. Estabelecimento das metas do paciente com relação à reabilitação

A próxima etapa é estabelecer as metas com o paciente. Elas são baseadas no plano terapêutico e refletem o que esperar em cada etapa da assistência.  

Vale destacar que as metas também são um guia, um motivador para o paciente evoluir no decorrer de sua jornada na instituição.

 

6. Alta da clínica

Após completar o plano terapêutico e alcançar as metas de reabilitação, o paciente recebe alta da clínica. Este é um marco significativo de toda a jornada. É o momento no qual ele está pronto para a volta ao lar, aos seus afazeres cotidianos e a sua rede de relacionamento.

 

7. Retorno para casa

Esta é a última etapa da jornada na Clínica de Transição em Cuidados YUNA. Neste momento, o paciente está envolto em um ambiente repleto de memórias afetivas e de estímulos sociais que favorecem a recuperação. 

Para Gracy Kelly da Silva Oliveira, psicóloga da YUNA, ter figuras de importância emocional na rotina possibilita uma recuperação com ganhos, não só nos aspectos clínicos, como nas necessidades integrais. “A presença da família e amigos é primordial para aumentar a sensação de acolhimento e senso de pertencimento durante esse momento, trazendo qualidade de vida e bem-estar durante a rotina diária de readaptação”, explica.

 

Uma jornada concentrada no paciente | YUNA

A jornada do paciente na Clínica de Transição em Cuidados YUNA é um processo personalizado e monitorado, que garante eficácia na assistência.

Cada etapa é cuidadosamente planejada e executada com o objetivo de gerar a melhor experiência e, também, os melhores resultados. Elas envolvem a equipe multiprofissional, o respeito a biografia do paciente (sua história de vida, preferências etc.) e seus entes queridos (familiares e amigos).

Conhecer essa trajetória é importante para entender o papel da transição de cuidados no restabelecimento do paciente, assim, como pode tornar o processo o mais tranquilo e confortável possível.

Visite a YUNA e saiba como esse trabalho funciona de perto. Na YUNA, cada vida é ÚNICA! Clique aqui e agende uma visita.