BLOG DA YUNA

Fique por dentro de todas as novidades!

29 / maio / 2023

A Transição de Cuidados e os Benefícios para a Saúde Suplementar

A transição de cuidados está transformando a saúde suplementar. Afinal, minimiza de forma eficaz a re-hospitalização, melhora a qualidade de vida dos pacientes e reduz os custos dos serviços de saúde. 

A transição de cuidados e seus benefícios é foco do artigo que você confere agora.


O que é e como funciona o sistema de saúde no Brasil?

O sistema de saúde no Brasil é constituído por uma combinação de serviços públicos e privados, conhecido como Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde suplementar.

Dentro do SUS, a atenção à saúde é organizada em diferentes níveis de complexidade, começando pela atenção primária, que é a porta de entrada preferencial do sistema, passando pela atenção secundária, que abrange os serviços especializados e de apoio diagnóstico, até a atenção terciária, que se refere aos serviços de alta complexidade e especialização.

Na saúde suplementar, por outro lado, é composta por uma variedade de prestadores de serviços, incluindo clínicas particulares, hospitais privados e operadoras de planos de saúde. Os serviços de de saúde suplementar são normalmente acessados por meio de seguros ou planos de saúde privados, ou pelo pagamento direto dos serviços.

 

Benefícios da Transição de Cuidados

A transição de cuidados é o processo que engloba a mudança de um nível de assistência para outro, oferecendo suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. 

De acordo com Rodrigo Rodrigues, Diretor de Relacionamento da YUNA, essa transição traz inúmeras vantagens, tanto para o paciente quanto para a eficiência e a sustentabilidade do sistema de saúde como um todo. 

Dentre os benefícios estão:

  • Redução de Re-hospitalizações

“Uma transição efetiva pode minimizar a necessidade de re-hospitalização, reduzindo assim os custos associados. Pensando nos custos para operadoras, certamente, é uma grande vantagem”, destaca Rodrigues.

Por outro lado, os hospitais também ganham. “Isso porque desafoga a demanda de casos que precisam de reabilitação e/ou cuidados paliativos, voltando a atenção para situações emergenciais e cirúrgicas”, explica o executivo.

  • Melhoria da qualidade de vida dos pacientes

Ao assegurar a continuidade e a qualidade dos cuidados, as transições de cuidado efetivas podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso acontece porque são acompanhados mais de perto dentro de um plano terapêutico no qual a sua biografia é considerada parte importante do processo.

“Ao entender sobre o paciente e criar uma assistência customizada, há melhora nos aspectos clínicos, como também na experiência, já que o ser humano é considerado em sua totalidade (físico, mental e espiritual”, conta Rodrigo.

Além disso, nesse tipo de cuidado, o paciente é estimulado para uma assistência além do quarto, uma assistência que considera a participação da família e dos amigos, uma assistência que considera a interação com outras pessoas e profissionais da instituição. E, tudo isso, contribui com o processo.

 

A Importância da Transição de Cuidados | YUNA

A transição de cuidados é fundamental para garantir que os pacientes recebam atendimento adequado. A falta de uma transição de cuidados não realizada de forma adequada pode levar a interrupções no processo de reabilitação e reinserção social, além de poder causar re-hospitalalização.

Por outro lado, uma transição eficaz pode melhorar os resultados do setor e promover a eficiência no uso dos recursos de saúde, de acordo com Rodrigues.

Portanto, conte com a YUNA para uma transição de cuidados humanizada e adequada para cada paciente.

Conheça mais sobre nossos espaços e como podemos ajudar em todo o processo da sua transição. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!