BLOG DA YUNA

Fique por dentro de todas as novidades!

10 / jul / 2023

Entendendo os Cuidados Paliativos e suas Implicações na Transição de Cuidados

Mais do que apenas administrar medicamentos, os cuidados paliativos sugerem atenção holística constante e sensível às necessidades do paciente, incluindo o apoio aos familiares. Eles buscam aliviar não apenas a dor física, mas também a emocional que recai sobre os entes queridos. E será sobre este tema que o blog da YUNA irá tratar neste texto hoje.

O conceito

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

Segundo Gracy Kelly da Silva Oliveira, psicóloga da YUNA, paliativo vem de pallium, termo que diz respeito a capa, manto, o que protege, inclusive, era usado para definir a capa dos cavaleiros medievais. É aquilo que protege do frio, das intempéries.

A Jornada de um Paciente nos Cuidados Paliativos na YUNA

A jornada de um paciente que necessita de cuidados paliativos começa com uma avaliação médica. E, posteriormente, a equipe multiprofissional é acionada para planejar as metas de cuidados e estabelecer um plano terapêutico individualizado.

“A abordagem deve priorizar a humanização do atendimento, buscando aliviar a dor e minimizar os impactos psicológicos da pessoa”, explica Oliveira. Contudo, “o foco principal é proporcionar dias melhores para cada paciente. Para isso, o trabalho se volta para a qualidade de vida e o conforto do paciente, conforme suas escolhas e desejos, até o último momento”.

A Abordagem transdisciplinar da YUNA nos Cuidados Paliativos

Um dos aspectos distintivos do trabalho da YUNA é sua abordagem transdisciplinar para os cuidados paliativos. “Isso significa que contamos com uma equipe especializada de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros”, conta a especialista.

Como para a instituição, cada paciente é único, ele precisa de um cuidado personalizado e abrangente, ou seja, que vá além da simples administração de medicamentos. Uma abordagem que permite considerar todos os aspectos do ser humano, incluindo suas necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais.

Por exemplo, um fisioterapeuta e um enfermeiro podem ajudar a aliviar a dor e a melhorar a mobilidade, um assistente social e um terapeuta ocupacional podem fornecer apoio emocional e ajudar a resolver questões práticas, e um psicólogo e um nutricionista podem ajudar o paciente a lidar com o estresse e a ansiedade associados à sua doença.

Além disso, os cuidados paliativos devem envolver não só o paciente, mas também os seus entes queridos. “Por isso, oferecemos apoio e aconselhamento à família, ajudando-os a lidar com as dificuldades emocionais e práticas que podem surgir durante este período desafiador”, ressalta Gracy.

Tal abordagem transdisciplinar reflete o compromisso com a prestação de cuidados paliativos e centrados no paciente. “Na YUNA, estamos empenhados em ajudar os nossos pacientes a viverem da melhor forma possível até a sua partida”, diz.

Formação e Capacitação da Equipe da YUNA em Cuidados Paliativos

Na YUNA, o resultado dos cuidados paliativos está diretamente relacionado à competência e dedicação da equipe de saúde envolvida. Por isso, na criação, a prioridade é voltada para a formação e a capacitação contínuas dos profissionais, que são focadas na cultura e na forma de tratar cada pessoa como única.

De acordo com Sandra Lopomo, Diretora de Gestão de Pessoas da YUNA, a compreensão de que os cuidados paliativos demandam habilidades específicas e atualizadas, faz com que os profissionais envolvidos recebam orientações regulares em áreas-chave, como o manejo da dor e de outros sintomas, a comunicação sensível com pacientes e familiares e a oferta de apoio psicológico e espiritual.

Por essa razão, também a YUNA enfatiza a preocupação com o bem-estar dos colaboradores. Eles são incentivados a cuidar de sua própria saúde física e emocional e há mecanismos de suporte para ajudá-los a lidar com o desgaste emocional que a prestação de cuidados paliativos pode ocasionar.

“Na YUNA, a qualidade dos serviços que oferecemos é um reflexo da atuação de nossa equipe”, conta Lopomo. “Por isso, investimos no aprimoramento constante de nossos profissionais, visando sempre fornecer um atendimento compassivo para nossos pacientes e suas famílias”.

“A YUNA existe para apoiar pacientes e seus entes queridos em momentos desafiadores na saúde, oferecendo cuidados paliativos centrados na pessoa, sempre com respeito e compaixão”, conclui Gracy.

Saiba mais sobre a YUNA

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos serviços e descobrir como podemos ajudar a melhorar a qualidade de vida de sua família nessa jornada.
YUNA – Cada Vida é ÚNICA!