Reabilitação para qualquer idade
De crianças a idosos, a reabilitação agrega valor e apoia o paciente
A reabilitação é focada no fortalecimento do corpo, melhorando a flexibilidade e permitindo que a parte afetada se recupere. De acordo com Cássio Couto Moraes, Coordenador da Equipe Multiprofissional da YUNA, ela é mais comumente empregada após uma cirurgia ou para ajudar na recuperação após uma lesão grave.
A reabilitação ajuda desde uma criança a um idoso a ser o mais independente possível nas atividades da vida diária e permite-lhes participar de funções cotidianas.
A ação também possibilita que eles façam isso abordando as condições subjacentes e melhorando sua maneira de realizar as atividades de rotina, ajudando-os a superar as dificuldades de comunicação e/ou locomoção.
Qualquer pessoa pode precisar de reabilitação em algum momento de suas vidas, como devido a lesões, cirurgias, acidentes, qualquer doença ou diminuição da mobilidade devido ao fator idade.
O processo envolve quatro áreas de foco:
- Treinamento para máxima independência;
- Facilitar ao máximo o enfrentamento psicossocial e adaptação do paciente e da família;
- Prevenir a deficiência secundária, promovendo a reintegração na comunidade, incluindo a retomada das atividades domésticas, familiares e recreativas;
- Melhorar a qualidade de vida em vista da incapacidade residual.
Reabilitação para jovens
Ao iniciar seu processo de reabilitação, a pessoa poderá reduzir quaisquer efeitos negativos a longo prazo causados por sua lesão ou doença aguda. Problemas de perda de função e incapacidade são comuns e o cuidado precoce pode detectar e impedir que esses problemas piorem.
Começar a reabilitação antecipadamente criará uma transição mais suave de volta à sociedade e às atividades diárias que ela ama. O objetivo final é prevenir a incapacidade e evitar a necessidade de cuidados prolongados.
Reabilitação para idosos
A reabilitação para idosos atua com os três tipos principais de terapias– fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala. Ambos com o objetivo é restaurar a funcionalidade perdida, reduzir o risco para a saúde a longo prazo.
Para os idosos, você frequentemente a verá sendo usada para ajudá-los a se adaptar a uma substituição do quadril ou a se mover novamente após uma queda, por exemplo, além de recuperações de cirurgias, AVC, e fatores de idade que já comprometem até mesmo a coordenação motora, entre outros fatores.
“Os terapeutas projetam regimes de treinamento de força e programas de exercícios para restaurar a amplitude de movimento e monitorar também a evolução do quadro do paciente quanto a sua mobilidade”, explica Cássio Couto Moraes, Coordenador da Equipe Multiprofissional da YUNA.
Quando é a hora da reabilitação?
A reabilitação deve ser considerada o mais cedo possível. As lesões na cabeça e no cérebro, por exemplo, podem ser graves e, muitas vezes, podem mudar a vida e, a reabilitação precoce é muito importante nesse sentido.
“As terapias podem ajudar as pessoas a recuperarem funções, reaprender habilidades e encontrar novas maneiras de fazer coisas que levem em consideração seu novo estado de saúde”, destaca Moraes.
Contudo, segundo o especialista, a reabilitação pode incluir vários tipos diferentes de terapia para dificuldades físicas, emocionais e cognitivas e para uma variedade de atividades, como autocuidado diário, dirigir e interagir com outras pessoas.
Dependendo da lesão ou da doença, esses tratamentos podem ser necessários apenas brevemente após por um período específico ou de forma contínua.
A terapia de reabilitação pode incluir:
- Fisioterapia/ Reabilitação motora para ajudar a reconstruir a força física, equilíbrio, flexibilidade e para ajudar a restaurar os níveis de energia;
- Terapia ocupacional para aprender ou reaprender a realizar tarefas diárias;
- Fonoaudiologia para melhorar a capacidade de formar palavras, falar em voz alta e usar outras habilidades de comunicação;
- Aconselhamento psicológico para aprender habilidades de enfrentamento, trabalhar relacionamentos interpessoais e melhorar o bem-estar emocional geral; isso pode incluir medicamentos e outras formas de lidar com desequilíbrios químicos que podem resultar de uma lesão cerebral
- Terapia cognitiva para melhorar a memória, atenção, percepção, aprendizado, planejamento e julgamento
Os benefícios da reabilitação
A reabilitação pode reduzir o impacto de uma ampla gama de condições de saúde, incluindo doenças (agudas ou crônicas) ou lesões. Complementa outras intervenções de saúde, como intervenções médicas e cirúrgicas, ajudando a facilitar a recuperação e a alcançar o melhor resultado possível.
Além disso, a reabilitação pode ajudar a prevenir, reduzir ou gerenciar complicações associadas a muitas condições de saúde, como no contexto de lesão da medula espinhal, acidente vascular cerebral ou fraturas.
Além do mais, a reabilitação ajuda a minimizar ou retardar os efeitos incapacitantes das condições crônicas de saúde, como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, equipando as pessoas com estratégias de autogestão, abordando a dor ou outras complicações. Como tal, contribui para um envelhecimento saudável.
Este tratamento e acompanhamento é um investimento com benefícios de custo para os indivíduos e para a sociedade. Pode ajudar a evitar hospitalizações dispendiosas, reduzir o tempo de permanência no hospital e prevenir reinternações.
Como a reabilitação também permite que os indivíduos se envolvam ou retornem ao trabalho e ao emprego, ou permaneçam independentes em casa, ela minimiza a necessidade de apoio financeiro ou de cuidador.
Logo, ela é, sem dúvida, uma parte importante da cobertura universal de saúde e é um ponto fundamental para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: “Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.
Resgatando a autoconfiança na reabilitação | YUNA
A YUNA é uma clínica dedicada a ajudar pacientes de todas as idades em sua transição de cuidados de saúde. Sabemos o quão desafiador pode ser enfrentar uma reabilitação e, é por isso, que oferecemos todo o apoio e suporte para que nossos pacientes se sintam confiantes e capacitados em suas rotinas.
Com uma abordagem personalizada e centrada no paciente, trabalhamos para criar um plano de tratamento individualizado que atenda às suas necessidades exclusivas. Tudo isso por meio de uma equipe multidisciplinar completa: fisioterapeuta, educador físico, serviço social, psicólogo e neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, entre outros.
Por isso, seja você um atleta que busca recuperar-se de uma lesão, um paciente em reabilitação após uma cirurgia ou uma pessoa mais velha que precisa de suporte em sua transição de cuidados, estamos aqui para ajudá-lo a recuperar sua saúde e confiança.
Portanto, se você está procurando uma clínica de transição de cuidados de saúde que coloca seus pacientes em primeiro lugar, entre em contato conosco hoje mesmo para saber como podemos apoiá-lo, pois na YUNA, cada vida é única!