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06 / abr / 2023

Experiência do Paciente: o que é, importância e como melhorar

Compreender como criar momentos positivos diante de quadros complexos é o grande desafio, mas também a grande oportunidade para instituições de saúde se destacarem e fidelizarem pacientes

O mercado de serviços de saúde suplementar está se tornando cada vez mais competitivo à medida que pacientes e familiares se tornam engajados e exigentes em suas experiências.

Tal fato influencia diretamente o presente e o futuro do mercado global de assistência médica. Isso porque entregar alto valor passa a se concentrar em fornecer experiências positivas que são obtidas nas interações e percepções do cuidado. 

 Quer entender mais sobre o assunto e a sua importância para o sistema de saúde? Então, acompanhe o conteúdo YUNA de hoje.


Afinal, o que é experiência do paciente?

A percepção do paciente, influenciada pela cultura da organização, é o que define a sua experiência. Experiência, inclusive, que vai muito além do tratamento em si, envolvendo todas as interações que ele tem com o sistema de saúde, contemplando médicos, enfermeiros, funcionários e gestores de uma instituição.

Dentro desse contexto, componentes importantes que norteiam a qualidade do cuidado são: acesso rápido às informações, comunicação eficiente com os especialistas técnicos, assim como seu acompanhamento.

Para avançar em direção ao cuidado centrado no paciente, entretanto, é fundamental entender a jornada de sua experiência. É possível avaliar em cada ponto de contato para entender se está recebendo um cuidado humanizado, personalizado e, que venha de encontro às suas necessidades, preferências e valores.

Avaliar a satisfação ao lado de outros componentes, como eficácia e segurança assistencial, é essencial para obter uma visão completa da qualidade dos cuidados de saúde. 

Tudo começa com o primeiro contato, ou seja, agendar uma consulta, uma visita no local para conhecer e, continua até o término do acompanhamento da equipe multidisciplinar.

 

Humanização em todo o processo de cuidado

A humanização do atendimento, seja em uma fase de reabilitação ou de cuidados paliativos, é fundamental para garantir que o paciente se sinta acolhido, respeitado e tratado durante toda a estadia na instituição. Isso porque é um momento delicado em que, muitas vezes, a pessoa se encontra fragilizada e vulnerável.

Vale destacar que tal ponto também demonstra que não basta apenas oferecer tratamentos eficazes, é preciso considerar o paciente como um ser humano completo, com suas necessidades físicas, emocionais, sociais e psicológicas. Isso inclui desde ações simples, como um sorriso, um gesto de carinho, até medidas, como a criação de espaços de interação, entretenimento e reflexão.

Além disso, a humanização envolve a participação ativa do paciente e de sua família e amigos, fato que significa que é preciso ouvir suas demandas e preocupações, oferecer informações claras e transparentes sobre o cuidado e envolvê-los nas decisões relacionadas à saúde.


Qual importância de uma boa experiência para o paciente?

Compreender e trabalhar para melhorar a experiência do paciente é fundamental. Afinal, as que envolvem ver os indivíduos como únicos, aumentam a probabilidade de que eles e seus entes queridos se engajem mais em seus próprios resultados de saúde. 

Sobretudo, a melhoria dos indicadores clínicos pode impactar positivamente uma ampla variedade de resoluções, incluindo controle da dor, estado funcional, saúde emocional, medidas fisiológicas e redução ou eliminação de sintomas.


Oferecendo a melhor experiência ao paciente 

O percurso do potencial paciente se inicia com uma recomendação médica, seguida de uma pesquisa online pelos familiares e se estende por todo um plano de cuidado, que é criado para garantir, que cada etapa planejada, seja cumprida dentro do objetivo estabelecido.

E para aprimorar a experiência, algumas ações podem ser feitas, como: 

  • Ampliar a atenção para que o paciente seja compreendido e suas dúvidas sejam sanadas;
  • Manter um diálogo aberto com o paciente, tornando-o confortável para se expressar com qualquer um dos profissionais de saúde;
  • Interpretar as demandas dos pacientes e familiares, considerando seus valores pessoais e culturais, pressupostos e crenças;
  • Reconhecer o familiar/ amigo do paciente como um “parceiro”, facilitando sua participação na assistência.

A experiência de um paciente importa mais do que nunca no cenário atual, não apenas porque as entidades de saúde desejam, mas, sobretudo, porque as políticas e a conscientização estão impulsionando a assistência de forma nunca vista, para que, de fato, o paciente seja visto como único. 


Priorizando a experiência do paciente | YUNA

A YUNA acredita que a vida é única e, por isso, tem um compromisso especial com a experiência de seus pacientes. 

“Nós sabemos que cada indivíduo é singular e merece um atendimento de saúde que leve em conta suas necessidades e preferências específicas. E é por isso que estamos empenhados em oferecer um cuidado humanizado e de alta qualidade”, explica Rodrigo Rodrigues, Diretor de Relacionamento da YUNA.

De acordo com Rodrigues, para garantir que estamos atendendo nossos pacientes da melhor forma possível, valorizamos muito o feedback contínuo que recebemos deles. “Essa troca de informações é essencial para que possamos melhorar cada vez mais e nos adaptarmos às suas necessidades”, diz.

Afinal, a YUNA está comprometida em fazer a diferença na vida dos pacientes. Isso porque acredita que a vida é inspiradora e que merece ser vivida da melhor forma possível. Veja como isso acontece na prática, conheça a YUNA, clique aqui e fale conosco.